quarta-feira, 15 de abril de 2015

ORGANIZANDO PARA O LUCRO, de Marco Furtado



No nosso Boletim Técnico anterior falamos da importância do PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PARA EMPRESAS, agora, vamos falar de outro ponto muito importante para quem deseja manter a saúde da sua empresa sempre bem – A ORGANIZAÇÃO FINANCEIRA.


Nós, da PROSPER, temos visitado algumas cidades com a nossa Palestra ORGANIZANDO PARA O LUCRO, de Marco Furtado, diretor da empresa e também autor  do livro “A METÁFORA DO TEMPO – administração do tempo para seres humanos”, tem sido um sucesso. Então pensamos: Por que não fazer um Boletim Técnico falando um pouco sobre isso? Vamos lá...


Tomar decisões importantes e gerenciar uma empresa sem planejamento e sem controle de questões como Capital de giro, preços, margens de lucro, investimentos, impostos pode causar uma série de aborrecimentos e dor de cabeça para empresários e empreendedores. Independente do tamanho da sua empresa – seja ela Pequena, Média ou Grande – A ORGANIZAÇÃO FINANCEIRA é uma estratégia indispensável para um bom gerenciamento e conseqüentemente para o sucesso do seu negócio.
Primeiro, vamos explicar o que significam alguns termos como CAPITAL DE GIRO, FLUXO DE CAIXA, LUCRO...

  • O QUE É CAPITAL DE GIRO?

O capital de giro de uma empresa é a soma dos recursos financeiros aplicados no caixa, bancos, estoques e valores a receber de clientes. O capital de giro é influenciado pelo volume de vendas, compras, custo das vendas e, principalmente, pelos prazos médios de estocagem, recebimento das vendas a prazo e pagamento de compras. Uma dica para prevenir a insuficiência do capital de giro é manter sempre o controle da inadimplência. Reduza os custos, reduza os prazos de recebimento e estocagem e aumente os prazos de pagamento. Renegocie dívidas de curto prazo para longo prazo. E procure manter sempre o LUCRO da empresa, pois o lucro é a principal fonte de realimentação do capital de giro.

  • O QUE É FLUXO DE CAIXA?

O fluxo de caixa é uma ferramenta que orienta o empresário sobre as entradas e saídas de caixa num determinado período de tempo. Sua principal finalidade é planejar antecipadamente os recursos financeiros da empresa. Através do fluxo de caixa, é possível fazer um acompanhamento das entradas e saídas de recursos e avaliar se a empresa trabalha com folga ou aperto financeiro. O FLUXO DE CAIXA é uma ferramenta indispensável na gestão financeira, seja qual for o seu negócio. Para que o fluxo de caixa seja um instrumento financeiro eficaz, é necessário que as entradas e saídas projetadas reflitam a realidade da empresa e estejam sempre atualizadas.

  •  O QUE É LUCRO? QUAL A DIFERENÇA ENTRE LUCRO NORMAL E LUCRO ECONÔMICO?


LUCRO é o retorno positivo de um investimento. Na economia, o termo lucro tem dois significados distintos, mas relacionados. O lucro normal representa o custo de oportunidade total (explícitos e implícitos) de uma empresa de um empreendedor ou investidor, enquanto que o lucro econômico é, pelo menos na teoria neoclássica, que domina a economia moderna, a diferença entre a receita total da empresa e todos os custos, inclusive o lucro normal. Em ambos os casos o lucro econômico é o retorno a um empresário ou um grupo de empresários. O lucro econômico é, portanto, o retorno ao proprietário do capital social, dinheiro ou títulos investidos inicialmente. Um conceito relacionado, muitas vezes considerado como sinônimo em determinados contextos, é o de renda econômica - o lucro econômico pode ser considerado como a renda empresarial.
LUCRO NORMAL: O lucro normal é um componente (implícito) dos custos, e, portanto, não um componente do lucro econômico. O componente de lucro normal da empresa é, portanto, o lucro que o empresário considera necessário para fazer funcionar o seu investimento, ou seja, é comparável ao custo de oportunidade . Se a é empresa não o inclui como um fator de produção, ele também pode ser visto um retorno de investimento de capital, o que equivale ao retorno do capital que o proprietário poderia ter esperado (em um investimento seguro), uma compensação pelo risco. Em outras palavras, o lucro normal varia dentro e entre os custo dos investimentos, e é compatível com o grau de risco associado a cada tipo de investimento, conforme a taxa de risco-retorno.
Apenas os lucros normais surgem em circunstâncias de concorrência perfeita, quando o equilíbrio econômico de longo prazo é alcançado, não há incentivo para as empresas entrarem ou saírem do mercado.
LUCRO ECONÔMICO: O lucro econômico surge quando a receita ultrapassa o custo de oportunidade dos insumos, observando que estes custos incluem o custo de capital próprio que é preenchido por lucros normais. Se uma empresa está tendo uma perda econômica (o seu lucro econômico é negativo), segue-se que todos os custos previstos não estão sendo cumpridos na íntegra, bem como a empresa faria melhor em deixar a mercado no longo prazo. Em termos da economia em geral, o lucro econômico indica que os recursos estão sendo empregados em empreendimentos úteis, enquanto as perdas econômicas indicam que os recursos seriam melhor empregados em outros investimentos

(FONTE WIKIPÉDIA)



Para ter mais LUCRO você SÓ precisa vender mais, com melhores margens e gastar menos. Falando assim, parece fácil, mas fazer é que são elas...
  
  • QUAL A DIFERENÇA ENTRE CUSTOS FIXOS E CUSTOS VARIÁVEIS?


CUSTOS FIXOS:  Pró-labore, aluguel, salários e encargos, energia elétrica, telefone. Os custos fixos não variam em decorrência das vendas.

CUSTOS VARIÁVEIS: compra dos produtos, os impostos, e as comissões, por exemplo, são diretamente ligados às vendas, oscilando conforme o aumento ou a redução das receitas.
É imprescindível o controle dos custos fixos, conhecidos também por indiretos, e os custos variáveis, os que estão diretamente ligados à comercialização dos produtos e serviços.
Um erro muito comum dos empreendedores quanto aos custos fixos é não incluir o PRÓ LABORE nos custos fixos - seja para melhorar os resultados financeiros, enganando a si mesmo, ou simplesmente porque o valor retirado é totalmente variável e de data incerta, o que acaba causando um transtorno para o controle do fluxo de caixa. Portanto, o valor de retirada dos sócios ou proprietários deve ser fixado, como também as datas. O pró-labore é um custo; não retire os proventos dos sócios do lucro da empresa.

Depois de saber o que significam esses termos, que você vai ver bastante ao longo do nosso Boletim, podemos começar. Como sobreviver e ganhar dinheiro, mesmo com competição crescente, custos altos, impostos excessivos e dificuldade de mão de obra?

A Etapa inicial para ORGANIZAR as finanças da sua empresa, é a criação de CONTROLES FINANCEIROS. O controle financeiro de uma empresa é feito através dos documentos de entrada e saída de dinheiro e outras transações comerciais,  tais como contas a receber, contas a pagar, estoques e fluxo de caixa. Essas informações são registradas, compiladas e reunidas pela Contabilidade – seja interna ou externa – e daí são gerados relatórios financeiros.  Esses controles devem ser implantados de forma simultânea, e os resultados encontrados devem ser analisados e revisados pelo empresário. Também é importante traçar OBJETIVOS E METAS, e comparar o objetivo desejado, com o alcançado. Os CONTROLES FINANCEIROS são muito importantes, pois é a partir deles, que todas as informações que envolvem entrada e saída de dinheiro são observadas. Se você ainda não possui um sistema de controle financeiro informatizado, sugerimos que essas anotações sejam feitas de forma criteriosa num caderno, ou agenda. É necessário ter um domínio absoluto dessas informações, para assim, entender o que está acontecendo com a empresa. Faça sempre um resumo mensal, compare, revise e avalie os desempenhos mês a mês. Cada relatório gerado pelos CONTROLES FINANCEIROS tem uma finalidade específica.

Os relatórios gerados pela Contabilidade Fiscal podem ser fornecidos ao empresário, mas não facilitam o gerenciamento do dia a dia do negócio.
Para isso ele precisa trabalhar dentro de outra perspectiva que chamamos Contabilidade Gerencial.

Mas o que é CONTABILIDADE GERENCIAL? Contabilidade gerencial  é a organização dos dados financeiros da empresa visando o gerenciamento do negócio.
Com tantas coisas para fazer todos os dias na empresa, a sensação que temos, é que, mesmo se o dia tivesse 30h, não haveria tempo suficiente. Mas, quanto a ORGANIZAÇÃO FINANCEIRA, é preciso que você, empresário/empreendedor, tenha sempre uma preocupação muito especial, e cuide pessoalmente da saúde financeira da sua empresa. Procure desenvolver um compromisso, uma disciplina de querer saber mais sobre a empresa, como organizá-la e cuidar para que todas as informações financeiras sejam anotadas e principalmente, reserve um tempo para analisar o que está acontecendo e pensar em ações necessárias para melhorar o seu negócio.


A linguagem universal dos negócios é o DINHEIRO.

Se não estamos ganhando dinheiro, alguma coisa está profundamente errada e precisa mudar. Nenhuma empresa sobrevive a médio e longo prazo sem lucro. Ele é o alimento que mantém sua empresa funcionando.



COMO PODEMOS AJUDAR?
A CONSULTORIA QUE VOCÊ PROCURA, EXISTE!

CONSULTORIA DE NEGÓCIOS PROSPER
DIAGNÓSTICO INICIAL
  • Modelo de Lucro; Simulações Financeira e Tributária; Recomendações para Profissionalização da Empresa; e Organização dos Trabalhos.
O TRABALHO / CONSULTORIA
  • Construção do “Painel de Controle” Financeiro.
  • Planos de Ação para Resultados.
  • Acompanhamento na Implantação das Ações Adequadas.
  • Desenvolvimento das Pessoas chave e do Espírito de Equipe.
  • Visão de Futuro e Planejamento Estratégico.
  • Desenvolvimento Estratégico do Negócio.
  • COACHING com Mentoria – Desenvolvimento de Competências.
  • APOIO REMOTO contínuo.

COLOCANDO-SE  NO LUGAR DO OUTRO
Ø  Posso confiar nesta empresa, nestas pessoas?
Ø  São competentes, são capazes de me ajudar?
Ø  Vão cuidar de mim e dos meus interesses, ou dos deles?
Ø  Será que estou mesmo precisando de ajuda?
Ø  Como posso conhecê-los melhor antes de contratar a consultoria?

Organiza a sua empresa para você ter melhor qualidade de vida.

“Ensina a pescar” como um curso de formação ou pós-graduação em novas técnicas de “como ganhar dinheiro nos dias atuais”.



Está disponível o mês inteiro com os recursos do suporte remoto.
Acompanha semanalmente o resultado das principais ações a serem tomadas para chegar aos resultados que seus donos desejam.
É seu melhor investimento com retornos de 10 a 20 vezes o que você investe na consultoria.

PARA MAIS INFORMAÇÕES: (21) 2742-4335, 97637-6502, 96654-9840, 99611-7211, 99611-8350 OU ATRAVÉS DO EMAIL: prosper@prosper.adm.br

VISITE O NOSSO SITE: www.prosper.adm.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário